23 abril 2006

Crítica do filme- O albergue


O filme trata sobre três mochileiros que viajam pela Europa, dois americanos e um islandês, em busca de diversão e principalmente sexo. Ficam sabendo de um albergue onde há belas garotas disponíveis, mas entram num mundo macabro onde será incerta as suas sobrevivências. Dirigido por Eli Roth com produção executiva de Quentin Tarantino, podemos pereceber que o filme O Albergue está direcionado ao público que gosta de se chocar com cenas grotescas de mutilações, sadismo e sanguinolência que se aproximam quase do real. Novidade? Nenhuma. Para Tarantino que tem em seu currículo filmes com influências nipônicas como Kill Bill, por exemplo, o Albergue não passa de uma história feita nos moldes dos filmes japoneses gore e sadistas, quase snuff movies. A exemplo de filmes como a série Guinea Pig, All night Long, Batle Royale e uma série de filmes niilistas com jorros de sangue, para chocar a platéia. Esse filme, o albergue, é bem produzido, com efeitos especiais repugnantes, no entanto a crueldade chega a um ponto pertubador. O Diretor Eli Roth não resolve as tensões deixando o espectador com péssimo estado de espírito. Por exemplo na cena em que a japonesinha Kana (Jennifer Lin) sofre na pele as experiências de um executivo pervertido, a cena já é bastante chocante, o público pede que ela morra logo para que não sofra tanto. No entanto o diretor com o sadismo inerente a esse tipo de filme não se contenta em fazer o espectador presenciar o sofrimento da menina e resolve a situação da personagem de modo melancólico e triste. Ficamos não só angustiados e repugnados com as cenas, mas deprimidos. A esperteza do roteiro se contrapõe com um senso mecânico dos temores primários dos filmes de horror. O diretor sabe que a chave da questão se encontra no próprio medo dos americanos daquilo que não conhecem. O que eles encontrarão fora dos limites de suas terras. É um filme sobretudo pessimista, xenofóbico, que encara a vida dessa forma. No cinema, por exemplo, as pessoas saiam contrangidas, outras eufóricas, mas sem muita certeza do que viram.

Ficha técnica
Título Original: Hostel/Lançamento (EUA): 2005/Distribuição: Sony Pictures/Direção: Eli Roth/Roteiro: Eli Roth/ Produção: Chris Briggs, Mike Fleiss e Eli Roth/Música: Nathan Barr/Fotografia: Milan Chadima/Desenho de Produção: Franco-Giacomo Carbone/Direção de Arte: David Baxa/Figurino: Franco-Giacomo Carbone/ Edição: George Folsey Jr./Efeitos Especiais: Precinct 13 Entertainment / K.N.B. EFX Group Inc.
COM:Jay Hernandez (Paxton);Derek Richardson (Josh);Eythor Gudjonsson (Oli);Barbara Nadeljakova (Natalya);Jana Kaderabkova (Svetlana);Jennifer Lim (Kana)e outros.