10 junho 2006

Crítica do filme: O código Da Vinci


O diretor Ron Howard que dirigiu o Oscarisado, "Uma mente brilhante", aparece com este filme baseado no popular best seller homônimo de Dan Brawn. O filme trata sobre um simbologista (Tom Hanks)que é chamado para decifrar as misteriosas pistas deixadas por um curador que é morto no museu do Louvre e junto com a neta desse Sophie (Audrey Tautou)investigam as mensagens que são deixadas ocultas nas obras de Leonardo Da Vinci, que indicam a existência de uma sociedade secreta.

O filme por ser fiel ao livro, evidenciou alguns erros presentes na obra de Brawn: superficialidade e repetição. No entanto devemos convir que é gostoso de se assistir, mesmo sabendo que o próprio livro tornou-se um best seller, tanto pela polêmica levantada a cerca das novas teorias sobre o evangelho quanto as ações de uma aventura urbana sobre caça ao tesouro. A propósito o filme lembra muito "A lenda do tesouro perdido".

As interpretações do elenco deixam um pouco a desejar, Tom Hanks está meio paradão no seu papel, e Audrey Tatou como Sophie, é tão inexpressiva nas longas duas horas e meia de filme que parece estar fazendo força para atuar. Até que nos momentos finais lembra de fazer alguma coisa. O mesmo se dá com o elenco de apoio, parece que todos se divertem com a história, por vezes, eles mesmo se espantam com o script em mãos, mas não levam a sério o que estão fazendo, isso não sei se é devido ao livro ou a direção de atores, o fato que a superficialidade das interpretações fazem com que o espectador se concentre apenas no argumento. Se torna difícil para o público se identificar com qualquer personagem pois eles raramente parecem ser de carne e osso.

Os aspectos técnicos do filme estão no nível das produções caça níqueis, contudo, há cenas que funcionam bem, principalmente as que remetem ao passado, tem um colorido medieval e uma aura mística inegável. É uma pena que os trechos sejam curtinhos, pois garantiriam um mistério e facínio maiores. A cena final de Hanks também é interessante,onde a trilha sonora feiosa de Hans Zimmer, consegue aparecer algumas vezes.

O filme pode desagradar aos cristãos fervorosos e defensores do evangelho segundo o que é passado, no entanto creio que a polêmica levantada em torno do filme tem certo grau de exagero pois em nenhum momento me senti chocado ou o tema foi tratado com desrespeito, mesmo porque nada é sério e tudo fica tão na superfície que se torna apenas um bom passatempo de filmes de detetives com uma pitada de misticismo que algumas vezes tem certo grau de funcionalidade.

Ficha Técnica
Título Original: The Da Vinci Code/Tempo de Duração: 149 minutos/Ano de Lançamento (EUA): 2006/Estúdio: Columbia Pictures / Imagine Entertainment / Brian Grazer/John Calley /Distribuição: Sony Pictures Entertainment / Columbia Pictures / Buena Vista International/Direção: Ron Howard/Roteiro: Akiva Goldsman, baseado em livro de Dan Brown/Produção: John Calley e Brian Grazer/Música: Hans Zimmer/Fotografia: Salvatore Totino/Desenho de Produção: Allan Cameron/Direção de Arte: Giles Masters e Tony Reading/Figurino: Daniel Orlandi/Edição: Daniel P. Hanley e Mike Hill/
Efeitos Especiais: Double Negative / Artem Ltd. / The Senate Visual Effects Limited / Effects Associates Ltd. / The Moving Picture Company / Brainstorm Digital / Rainmaker Animation & Visual Effects/ COM:Tom Hanks (Robert Langdon)/
Audrey Tautou (Sophie Neveu)/Ian McKellen (Sir Leigh Teabing)/Alfred Molina (Bispo Aringarosa)entre outros.