01 agosto 2006

DVD: Filmes recomendados


Recentemente houve um verdadeiro boom de lançamentos interessantes que você já pode conferir na sua locadora, ou se tiver um maior interesse obte-los através de compras.

Alugando ou comprando, assistindo ou reassistindo um filme, sozinho ou na companhia da família ou de amigos é sempre prazeroso estar ligado na telinha se divertindo com as pérolas que são criadas para nós espectadores.

Fiz uma seleção de três filmes assistidos e recomendados, procurei ser eclético na seleção que se limita há apenas três fazendo um comentário a respeito do filme assistido, bem como uma argumentação relativa ao porque assisti-lo.


Então prepare a pipoca e confira:


[KING KONG (2005)]

Super espetáculo dirigido por Peter Jackson que assinou a trilogia (O Senhor dos Anéis). Esta refilmagem do clássico de 1933 fez com que Jackson procurasse reconstituir a época em que o primeiro filme foi feito e não se sai mal. A depressão econômica que os Estados Unidos enfrentava está lá, bem como a Indústria Cinematográfica de outrora. King Kong apresenta uma direção de arte (que concorreu ao Oscar), efeitos especiais, som e efeitos sonoros (ganhadores do Oscar) de primeira qualidade que estão presentes nesta requintada produção. Se bem que muitas pessoas acharam difícil de engolir essa fantasia de aventura totalmente assumida. Os exageros da Direção, no entanto, não comprometeram o resultado que é pura diversão. A história um pouco longa trata sobre um cineasta egocêntrico, cínico e megalomaníaco (Jack Black), este contrata uma jovem e linda atriz de teatro Valdeville (Naomi Watts)que está enfrentando problemas financeiros para estrelar seu novo filme numa locação em uma ilha perdida. Só que eles não esperam os perigos a serem enfrentados quando se deparam com uma tribo de nativos que promovem rituais venerando um gorila gigante. A princípio a história começa um pouco lenta para o gosto da maioria do público, o artifício é apresentar os personagens em questão e situar a época que o filme é tratado. Contudo, depois do desembarque da tripulação na ilha o filme toma a consistência apropriada de um maravilhoso filme de aventura. É claro que o roteiro tem alguns furos bem visíveis, tem gente que disse ter saído mais desgrenhado do cinema que Naomi Watts que foi sacolejada, jogada de um lado para o outro nas mãos do primata (lembra até show de contorcionismo) e saiu como se tivesse ido ao salão de beleza. Apesar de ferir a lógica, o lance do filme é curtir as sequências de ação para se divertir a valer. O diretor erra quando tenta fazer comédia tola, mas acerta quando assume a aventura em clima de matinê. A trilha sonora não ajuda nas cenas e neutraliza os efeitos delas. As vezes soa melodramática demais, as vezes ruidosa,(James Newton Howard)assumiu a trilha sonora do filme depois que Howard Shore deixou o projeto por diferenças com o Diretor. Essa problemática pode ter sido responsável pelo desastroso resultado final, pois a trilha nunca parece estar perfeitamente integrada ao filme (parece querer se descolar). As interpretações do elenco são irregulares, destaca-se Naomi Watts, com sua beleza anos trinta, Jack Black e Adrien Brody. Já o elenco de apoio é meio limitado. O filme é um grande entretenimento se for deixado de lado seus contras, e os prós são muitos. Agora o fato do Diretor ter colocado o cinismo de Jack Black no final, onde ele fala, o que matou o gorila foi a mulher é um caso para descabelar qualquer feminista.

O filme saiu em duas versões uma simples (horrenda para aqueles que querem saber mais sobre o filme) e uma edição especial em 2 DVD´s com vários materiais extras.

(nota do filme- 8)


[PERSONA]

Fascinante exercício de cinema de um dos mais importantes cineastas de todos os tempos. Nesse filme, Persona, Bergman nos fornece material dentro de outro. ou um filme dentro de outro, ou fragmentos. O corpo humano não é formado por esqueleto, músculo, pele...? Então, pode-se analisar esse filme de Bergman dessa maneira. Quando se completa mais da metade do filme, o diretor abandona o tema principal, de repente a película se queima e dentro dela surge imagens desconexas como se víssemos o que tem dentro do envoltório dessa película. A sua anatomia. Complicado? O cinema de Bergman não é nada fácil, e em Persona, o diretor, está no auge da sua fertilidade oferecendo uma obra ímpar. Um modo diferente de dar um tratamento artístico a narrativa. Possivelmente o melhor entre os melhores filmes já feitos. A história principal do filme é de duas mulheres uma enfermeira (Bibi Andersson) e outra uma atriz (Liv Ulmann) que após abandonar o poder da fala é entregue aos cuidados da enfermeira que tenta de tudo para fazer a paciente se comunicar. A originalidade dessa obra permanece até hoje em cada segundo de fotograma. Cenas memoráveis como um diálogo erótico de uma orgia na praia pela enfermeira. O jogo de sobreposições de imagens das duas atrizes muito parecidas, que possuem no filme uma ligação incomum. Esse filme pode ser visto inúmeras vezes e sempre terá algo mais a ser analisado pois a possibilidade de leituras são infinitas. Obra-prima gloriosa.

(nota do filme- 10)


[VIDEODROME- A síndrome do vídeo]

David Cronemberg dirigiu este cult movie dos anos 80, sobre as consequências irreversíveis ao cérebro causados por um programa chamado Videodrome. Na verdade esse filme de Cronemberg pode ser usado como uma metáfora aos programas de TV e é similar aos efeitos de outro filme (A coisa) que tratava sobre produtos industrializados, mas de maneira bem inferior. O filme de Cronemberg conquistou fãs absolutos, mas não é tudo isso. Max Renn (James Woods) faz o dono da pequena emissora de TV a cabo que começa a sofrer alucinações após assistir ao programa em vídeo. O Diretor Cronember mistura além de elementos de ficção científica, sexo e violência, mas numa medida ainda menos impactante do que seriam seus filmes posteriores como Crash ou Gêmeos mórbida semelhança (por exemplo). Sendo considerado um destaque na filmografia de Cronenberg, Videodrome está entre outras obras similares do Diretor que exploram a complexidade da mente humana. No entanto, para alguns, apenas mais um filme superestimado que fará alguns torcerem o nariz.

(nota do filme- 7)